
Título: Sinopse dos Evangelhos canônicos e da Fonte Q
Autor: Johan M. Herman Josef Konings
ano: 2025
Com imensa alegria, entregamos ao público de língua portuguesa o mais audacioso livro de Johan Konings, SJ (1941-2022): a Sinopse dos Evangelhos Canônicos e da Fonte Q. A presente edição, publicada postumamente, é a última valiosa contribuição de padre Konings para a ciência bíblica no Brasil.
O corpo principal desta Sinopse está organizado em quatro partes:
• Na primeira, encontram-se os evangelhos sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas). A hipótese de trabalho é a clássica e consagrada “Teoria das duas fontes”, segundo a qual Mateus e Lucas basearam-se primeiramente em Marcos e no hipotético documento Q (do alemão Quelle, “fonte”).
• Na segunda parte, está o Evangelho de João. Embora o Quarto Evangelho siga um caminho próprio, há vários textos com notável semelhança com os sinóticos, como os quadros comparativos desta Sinopse demonstram claramente.
• A terceira parte traz a sinopse de Mateus, Lucas e a reconstituição hipotética do documento Q, a “fonte” com os Ditos de Jesus (a Logienquelle ou, simplesmente, Quelle).
• Por fim, na quarta e última parte, há a presença de alguns anexos: quadros sinóticos complementares e algumas notas de vocabulário. Cada uma dessas partes tem sua própria introdução, na qual são apresentados os princípios gerais de organização, as hipóteses de trabalho e o sistema de remissões.
Esta edição está também enriquecida por índices comparativos gerais, que oferecem um mapa completo da Sinopse, e uma bibliografia breve das obras consultadas e de alguns textos fundamentais para aprofundar o estudo dos evangelhos canônicos e de Quelle. A disposição em colunas das porções de texto (perícopes) dos evangelhos equivalentes e o emparelhamento dos versículos fragmentados permitem aos leitores uma identificação mais rápida das semelhanças e das diferenças entre os textos de cada evangelista, mostrando as inversões, repetições e supressões, trocas de verbos, os acréscimos de detalhes e preferências estilísticas, bem como as maiores lacunas (omissões) e ampliações (acréscimos). O rico aparato de notas de rodapé traz informações de caráter exegético, linguístico, literário, estilístico, teológico e histórico. Uma gama de informações jamais colocadas antes em um único volume. Finalmente, para um estudo mais eficiente dos evangelhos e da Fonte Q, esta Sinopse traz também uma sugestão de método de trabalho para a comparação de textos paralelos.
Quem conheceu e conviveu com Johan Maria Herman Jozef Konings reconhecerá, nas linhas deste livro póstumo, sua genialidade, seu grande conhecimento bíblico e sua voz serena e acolhedora, crítica e sábia, repleta de bom humor e esperança.
Johan M. Herman Josef Konings
(1941-2022) - Foi considerado um dos grandes biblistas do Brasil. Doutor em Teologia e Mestre em Filologia Bíblica pela Universidade Católica de Leuven (Lovaina, Bélgica), padre Konings veio para o Brasil em 1972 para lecionar exegese bíblica, sucessivamente, nas universidades Católicas de Porto Alegre e do Rio de Janeiro, até assumir, em 1986, a cátedra de Novo Testamento do Centro de Estudos Superiores, atualmente Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), em Belo Horizonte. Autor e colaborador de Edições Loyola, publicou várias obras, dentre as quais A palavra se fez livro (51999), O Evangelho do discípulo amado (2016) e “Também os demônios creem, e tremem” — A Carta de Tiago (2021). Além de colaborar na tradução e elaboração de a Bíblia Sagrada: tradução oficial da CNBB, padre Konings manteve ao longo de sua vida uma vasta produção literária produzindo outros títulos que foram publicados nas principais editoras católicas. Faleceu em Belo Horizonte em 2022 enquanto finalizava esta Sinopse, sua última contribuição para a ciência bíblica no Brasil, agora publicada postumamente.