Lançamento do Livro: “Carolina Maria de Jesus. Contribuições para uma teologia negra decolonial”, de Carlos Rafael Pinto
Dia: 11 de outubro, sábado, de 10h30 às 13h30. Conversa especial sobre o livro, com a presença do autor Carlos Rafael Pinto e do escritor Jonas Samudio, seguida de sessão de autógrafos com o autor.
Neste livro, o autor se debruça sobre os escritos de uma mulher negra, catadora de papéis e de palavras: Carolina Maria de Jesus. Sua escrita rasgou o véu da miséria com tinta de denúncia, de resistência e, conforme nossa leitura, de fé. Nas páginas que ela teceu com fome e coragem, ressoa um grito: “Será que Deus esqueceu-me?”. É desse clamor que nasce nossa reflexão teológica. Uma fé que não se silencia diante da dor, mas que se escreve, apesar das agruras cotidianas. Sua escrita – ferida pela fome e, segundo nossa reflexão, marcada pela fé – contribui para uma Teologia Negra Decolonial Brasileira: o encontro da Teologia, pelas frestas da dor e da esperança, com as letras das margens de vidas dos corpos racializados e despejados.
Sobre o autor:
Doutor em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), atua como professor nas redes de ensino Santa Maria Minas e Monte Calvário. Possui artigos publicados em livros e periódicos científicos, e é autor dos livros: Um dia após: crônicas litúrgicas (Loyola, 2021), Barthes, Loyola e outros textos (Saber Criativo, 2023, em coautoria com Jonas Samudio).
Informações com a secretaria do Centro Loyola (31) 3342-2847, (31) 9 9289-0209 ou ainda pelo email:
Fornecido por iCagenda